quinta-feira, 16 de julho de 2015

"O Conto Continuado" de Renato Ferreira.


Hoje venho falar-vos de mais um livro da Chiado Editora - "O Conto Continuado" - que acabei de ler ontem à noite. Vou deixar-vos primeiro com a sinopse:

Um conto foi escrito. Não se sabe muito bem quem o escreveu. Nele um escritor escreve um conto sem permissão ter de se envolver amorosamente com a personagem feminina - a Genoveva. 

Este conto tem a sua continuação. Genoveva continua na história, que envolve também o escritor Paulo Antunes. Este vai ter que fazer uma escolha....

Gosto muito de ler à noite, antes de adormecer, e quando estou a gostar mesmo do livro sabe-me bem pensar que ainda tenho mais umas páginas para ler no dia seguinte; a não ser quando tenho um ataque de curiosidade e tenho mesmo que o ler até ao fim - foi isso que aconteceu ontem com "O Conto Continuado".
É um livro diferente do habitual, em que o autor nos vai guiando por uma(s) história(s) que só ele conhece sem nos dar pistas do desfecho final. Foi inevitável não me lembrar do Paul Auster (escritor Norte-Americano) e das suas histórias pouco óbvias e onde tudo acaba por fazer sentido. 
Foi inevitável, também, não ver o autor em quase todas as palavras deste livro; mas a verdade é que este foi um privilégio meu (e de mais alguns que o vão ler com toda a certeza), uma vez que o autor é meu primo. Foi fácil ver o Renato Ferreira em cada linha deste livro e perceber o quanto ele deu de si para cada história. 
Este livro é para todos aqueles que gostam tanto de ler como de escrever e que sonham acordados com cada história que lêm. É um livro que nos mostra que aquilo que lemos nos influencia diariamente, nos leva a perseguir sonhos e tantas vezes a realizá-los. É, no fundo, um livro para escreventes e escritores - todos se vão identificar com algum aspecto desta obra.
Os livros são, sem dúvida nenhuma, um mundo encantado em que tudo pode acontecer; "O Conto Continuado" não é excepção. Espero que leiam e que gostem!

Deixo-vos com alguns dos excertos que mais gostei :)





2 comentários :

  1. Fiquei com curiosidade em lê-lo :)

    P :Fez segunda-feira uma semana que disseram que o livro devia ir sair de lá e hoje ainda n chegou ...

    ResponderEliminar
  2. r: Fiquei cheia de vontade de o ler! Já o vou acrescentar à minha lista :)

    ResponderEliminar

Copyright © 2014 DreamCate

Distributed By Blogger Templates | Designed By Darmowe dodatki na blogi